top of page

Vinícius Lisboa e Felipe Diniz

o trânsito: sinais de perigo e soluções

A expressão trânsito vem da utilização de vias por veículos ou pedestres. Para que esse tráfego de pedestres ou veículos fosse regularizada e organizada foram criadas leis de trânsito, facilitando a locomoção de todos.          Muitos motoristas não respeitam as leis: não atravessar as ruas nas faixas de pedestres, não andar de bicicleta na rua junto com os carros, etc. o que causa graves acidentes automotivos, ou atropelamentos graves. Na verdade, a regra de atravessar na faixa de pedestre deve partir de uma educação iniciada com a criança.

 

Dirigir alcoolizado traz ao condutor grandes prejuízos e consequências, causando acidentes, tanto como para quem está dirigindo e as outras pessoas que presenciarem o acidente.

 

Uma série medidas é tomada para diminuir os acidentes: alguns carros possuem freios especializados – ABS – que em casos de emergência, diferentes dos outros freios padrões, impedem que o pneu trave totalmente e derrape no asfalto; as blitz, feitas por policiais federais ou militares, servem para multar os condutores que andam com o carro não regularizado; existem radares de velocidade – cada radar tem uma velocidade e o condutor deve passar pelo radar com a velocidade indicada no radar, caso contrário o condutor deverá pagar uma multa –; também foram implantadas novas faixas de retenção nos semáforos com o objetivo de criar uma área exclusiva para a permanência de ciclistas e motociclistas à frente dos carros e também para diminuir a zona de conflito entre carros e motos, evitando com que os condutores fiquem passando entre os carros em movimento.

 

Importante reforçar aqui que tem sido feitas mudanças nas autoescolas do Brasil: os testes práticos antes eram feitos nas próprias ruas da cidade, agora foram adicionados simuladores práticos que simula o teste prático, como se fosse um próprio carro só que em uma cabine. A intenção é diminuir o risco de acidentes com quem está tendo os primeiros contatos com a direção de um veículo. Além dos instrumentos do carro, o simulador recria várias situações do dia a dia do motorista, como rodovia com chuva, presença de animais na via e ultrapassagens.

 

            E você, tem feito a sua parte para um trânsito melhor?

bottom of page