top of page

Massacres Mundiais

Paz, conceito muito comum na atualidade que se fez ausente no passado. Faz não muito tempo que o mundo era tomado pelo caos da guerra. O assassinato deliberado de pessoas motivado por diferenças étnicas, nacionais, raciais, religiosas e até sócio-políticas marcou a história de uma maneira inesquecível, com o objetivo final de exterminar todos os indivíduos integrantes de um mesmo grupo humano específico. O nome deste fenômeno é genocídio, que também pode ser conhecido como massacre.


O Holocausto (1942-1945), por exemplo, é o massacre mundial mais conhecido da história. Esse evento ocorreu por conta da paranóia dos ideólogos nazistas, que responsabilizavam os judeus pelo caos em que a Alemanha vivia depois da Primeira Guerra Mundial. Segundo a ideologia nazista os alemães pertenciam a uma raça superior, a ariana, que sem se misturar a outras raças, deveria comandar o mundo, fazendo dos judeus seus principais inimigos, assim o governo nazista caçava os judeus e os torturavam, os colocavam em campos de concentração ou os fuzilavam. Aconteceu durante a Segunda Guerra Mundial e varreu 67% da população inteira de judeus da Europa.

Outro caso chocante foi o genocídio armênio (1915). Foi uma tentativa do governo turco para erradicar todos os armênios e outras minorias, do país. Isso resultou no assassinato de 1.000.000 a 1.500.000 de armênios, a maior parte deles homens, e a deportação do restante. As mortes foram de diferentes formas, entre eles afogamento, incêndio, uso de armas químicas e biológicas. O terceiro mais famoso massacre foi o genocídio de Ruanda (1994). Trata-se de um dos mais famosos genocídios da história recente. Foi o genocídio em Ruanda das forças extremistas Hutus contra a etnia Tutsi, onde durou em torno de 100 dias. As mulheres encontradas eram violadas e os filhos nascidos eram mortos. Eram mortes brutais realizadas através armas brancas (facões importados da China). O genocídio resultou na matança de cerca de 500.000 a 800.000 pessoas.


Agora, o que leva tal pessoa a cometer tamanhas atrocidades?

Quando os líderes desses movimentos os projetam, eles veem um bem maior para o mundo, sem pensar no caos que virá como consequência. Eles são ditadores que só ligam para o poder e que se sentem ameaçados pelas outras etnias. Existem várias teorias de que esses líderem sofriam de psicopatia ou qualquer outro tipo de transtorno de personalidade, mas nada pôde ser comprovado, pois logo após suas manifestações, foram condenados a morte ou escaparam.


Podemos concluir que esses eventos causam até hoje grande impacto na sociedade. Atualmente vários países ainda tentam se recuperar de grandes traumas por conta de acontecimentos tanto passados quanto presentes, pois infelizmente ainda existem pessoas que acham que o caos vai fazer o mundo um lugar melhor. A proteção da pessoa humana contra o crime de genocídio ainda está longe de ser perfeita, mas pelo menos a combinação da justiça penal internacional com a nacional promete um efeito de dissuasão mais importante e com isso, a longo prazo, uma diminuição das violações aos direitos humanos, e assim podemos esperar que o mundo só fique melhor a cada dia.

http://www.significados.com.br/holocausto/

http://top10mais.org/top-10-genocidios-mais-brutais-da-historia/

https://pt.m.wikipedia.org/wiki/Genoc%C3%ADdio

http://veja.abril.com.br/noticia/mundo/relembre-os-10-maiores-genocidios-da-historia-mundial

http://oglobo.globo.com/sociedade/saude/estudo-encontra-anomalias-no-cerebro-de-psicopatas-conclui-que-eles-nao-entendem-punicoes-15168940

http://www.educacao.cc/historia/porque-adolf-hitler-odiava-os-judeus-como-chegou-ao-poder-e-como-morreu/

http://www.infoescola.com/historia/nazismo/

http://www.historiadomundo.com.br/idade-contemporanea/nazismo.htm

https://pt.wikipedia.org/wiki/Holocausto

http://www.ebc.com.br/noticias/internacional/2014/04/ruanda-800-mil-mortos-100-dias-de-massacre-e-20-anos-de-licoes

Por Trás do Blog
Leitura Recomendada
Procurar por Tags
Nenhum tag.
Siga "PELO MUNDO"
  • Facebook Basic Black
  • Twitter Basic Black
  • Google+ Basic Black
bottom of page