top of page

O bullying e seus diferentes tipos

O bullying é um termo da língua inglesa que pode significar intimidação, ou ato de perseguir e agredir moralmente um indivíduo. Risadas, empurrões, apelidos como “bola”, “magricelas” ou “quatro olhos”, são exemplos de atos ou coisas ditas pela pessoa que pratica o bullying. A vítima costuma ser a pessoa mais frágil, com algum traço destoante do “modelo” culturalmente imposto pelos seus pares, traço este que pode ser físico (uso de óculos, obesidade, alguma deficiência, muitas espinhas), emocional (timidez, introversão) ou relacionada a outros aspectos culturais, étnicos ou religiosos muitas vezes vemos isso como brincadeira, mas na realidade é a falta de respeito ä diversidade. E assim como existem vacinas para evitar epidemias, é fundamental criar mecanismos para minimizar os riscos de violência escolar. E isso diz respeito à construção do conhecimento, por meio das chamadas “Escolas Seguras.” Pois a segurança no ambiente escolar está relacionada à boa educação e a promoção da saúde.


O bullying pode acontecer pessoalmente, por escrito, pelo telefone, pela internet, redes sociais (bullying virtual ou cyberbulling), na escola, no ônibus, em casa... Em qualquer lugar. O bullying é um problema sério que afeta milhões de crianças principalmente na escola. E esse problema precisa ser resolvido o quanto antes. Normalmente, os menores, mais novos ou mais vulneráveis são as vítimas dos agressores. Eles escolhem as crianças que consideram diferentes, as que não usam roupas da moda, que vêm de uma minoria étnica, social ou racial. Por exemplo: as mais atrapalhadas, mais gordinhas, que têm as melhores notas ou que sejam tímidas. O agressor não só humilha as vítimas como também afeta as testemunhas, especialmente quando elas não sabem o que fazer a respeito.


Tem um tipo de bullying, que é praticado virtualmente, se chama cyberbullying. O cyberbullying é a agressão que se passa pelos meios de comunicação virtual, como nas redes sociais, telefones e nas demais mídias virtuais e se espalha viralmente pela web e pode fazer a vítima se sentir humilhada constantemente, de uma forma difícil deter.


Efeitos do bullying nas vítimas: Emoções negativas, medo, raiva ou frustação, humilhação, isolamento, ansiedade.


Respostas da vítima de bullying: Depressão, diminuição total do interesse na escola, problemas disciplinares, violência contra os outros, fuga, tentativas de suicídio.


Curiosidades sobre o bullying:


  • O bullying ocorre nas escolas públicas e particulares, mas as formas mais sofisticadas de maus-tratos, humilhação e exclusão predominam nas escolas particulares.

  • Percepções sobre deficiência, enfermidade, orientação sexual, raça e origem étnica estão entre os motivos mais comuns para que meninos e meninas sejam excluídos do grupo.

  • A grande maioria das escolas não tem regras de conduta ou procedimentos adequados para enfrentar o bullying. Os professores não estão preparados para lidar adequadamente ou prevenir o problema.

  • Legislações federais sobre a violência nas escolas em geral e sobre o bullying em particular são inexistentes ou insuficientes.

  • No site www.chegadebullying.com existe varias dicas para combater o bullying e maneiras de evitá-lo.


Casos de bullying:

  • Um caso de bullying é o da Ama

Nda Todd que mostrou seus seios para um amigo na webcam, ele começou a fazer ameaças e espalhou a imagem já que ela ignorou essas ameaças. Depois que a imagem foi espalhada diversas coisas ruins com a Amanda, ninguém gostava dela... Esse é um caso de bullying, especificamente, de cyberbullying.


Tem outro caso de bullying, que é o caso do Jeremy. Ele era um garoto tímido e outros garotos zuavam ele, ele nunca fazia nada. Ate que um dia ele apareceu na escola, mudado e arranjou encrenca com um dos garotos que o torturavam. Então, já cansado dessas torturas, ele cometeu suicídio, lá na escola dele, na frente de todos. O caso do Jeremy tem uma solução, que seria falar, abrir a boca, não ficar calado, falar para os professores que ele era uma vitima de bullying e se abrir com a família, pois assim os pais, professores e todas as outras pessoas o ajudariam a se livrar das torturas desses garotos e a superar tudo para seguir em frente.


Por Trás do Blog
Leitura Recomendada
Procurar por Tags
Nenhum tag.
Siga "PELO MUNDO"
  • Facebook Basic Black
  • Twitter Basic Black
  • Google+ Basic Black
bottom of page