top of page

Neurogênese e Neuroplasticidade

Carolina Bezerra e Sofia Apolônio (9º Ano)

Plasticidade cerebral

 

Plasticidade cerebral ou neuroplasticidade é a capacidade que o cérebro possui para se reestruturar e recuperar, reformulando suas conexões em função das necessidades e fatores do meio ambiente.  

 

Alguns anos atrás era dito que o cérebro não possuía capacidade regenerativa e que este era definido geneticamente, porém não era possível explicar o fato de pacientes com lesões obterem a recuperação da função através de técnicas de terapia. O cérebro mostrou ser bastante maleável, sendo modificado por meio de experiências, percepções, das ações e comportamento.

 

Podemos então dizer que a relação que o ser humano estabelece com o ambiente produz grande modificação em seu cérebro.

 

A cada nova experiência do indivíduo as redes de neurônios são rearranjadas, sinapses reforçadas e múltiplas possibilidades de respostas ao ambiente se tornam possíveis. Entretanto existem variáveis importantes para entender o potencial para a recuperação funcional após a lesão. São elas: idade do individuo, local e tempo de lesão e natureza da mesma.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Plasticidade Sináptica

 

A plasticidade sináptica consiste na capacidade de rearranjo por parte das redes neuronais. Ou seja, diante de cada nova experiência do individuo, as sinapses são reforçadas, possibilitando a aquisição de novas respostas ao meio ambiente.

 

Por isso, a plasticidade constitui um dos mecanismos mais importantes da plasticidade cerebral, possibilitando igualmente que uma lesão ao nível da transmissão de informação neuronal seja recuperada através da criação de outras redes neuronais que possam substituir os danos causados pela lesão.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Neurogênese: formação de novos neurônios

 

Os neurônios são células nervosas, responsáveis por transmitir informação para outros neurônios por meio de impulsos nervosos. Ele é dividido em: dendritos, ramificações finas que recebem informação de outros neurônios, transmitindo para o corpo celular; corpo celular, onde se localiza o núcleo e a maior parte das organelas; axônio, prolongamento do corpo celular, onde se localiza várias ramificações, por onde as informações são passadas para um outro neurônio.  

 

É sabido que alguns hábitos e experiências podem matar os neurônios como por exemplo o estresse, a má alimentação em especial no café da manhã, a privação de sono, a falta de atividades físicas, o tabagismo etc. Nossos neurônios podem morrer a qualquer momento, porém em um cérebro que funciona normalmente ocorre a formação de novos neurônios provenientes de células-tronco e progenitores neurais, isso é chamado de neurogênese.

 

As células tronco presentes no cérebro se dividem periodicamente, renovando-se e podem dar origem a novas células, as quais são capazes de originar neurônios e células da glia após o amadurecimento. O processo correspondente da formação do neurônio até seu funcionamento e integração no sistema nervoso pode levar mais de 1 mês.

 

O sistema nervoso, é constituído pelos neurônios e pelas células da glia, ele é dividido em duas partes, o sistema nervoso central (SNC) e o sistema nervoso periférico (SNP).

 

No SNC está presente o encéfalo e a medula espinhal. O encéfalo está localizado no interior do crânio e é formado pelo cérebro, parte mais importante e desenvolvida do encéfalo; tálamo, transmite as informações vindas dos órgãos até o córtex cerebral; hipotálamo, regula as necessidades do organismo e responde o SNC; mesencéfalo, está relacionada à postura corporal e atividade motora; cerebelo, ajuda na coordenação dos movimentos; ponte, faz conexão com diversas partes do encéfalo; e o bulbo, controla as funções vitais do organismo.

 

No SNP, é formado pelos nervos e gânglios, tem como função principal conduzir informações até a medula.

 

Antigamente pensava-se que o desenvolvimento do sistema nervoso cessava-se com o chegar da vida adulta, ou seja, vivíamos com uma quantidade determinada de células neurais, que com o passar do tempo iam morrendo, porém foi provado o contrário com a descoberta da neurogênese, já que o cérebro humano continua se desenvolvendo depois da fase adulta. O surgimento dessas novas células ocorre no hipocampo e nos ventrículos, deste último os neurônios migram para o bulbo olfatório.

Teorias Sobre A Origem Do Universo

Eduardo Klausing  e Arthur Caetano (9º Ano)

Desde dos primórdios da humanidade um dos questionamentos mais recorrentes foi a origem de tudo. Nisso várias teorias e crenças foram desenvolvidas com o intuito descobrir e promover uma resposta.

Muitas pessoas associam a origem do universo à famosa teoria do Big Bang, porém existem diversas outras ideologias. Então nosso grupo apresentará sobre algumas dessas teorias, que tentam explicar esse questionamento primordial que sempre esteve presente na humanidade.

 

Teorias mitológicas

Mitologia indígena

Existem diferentes mitos indígenas quanto a origem do universo já que esses povos tinham diferentes tribos o que seguiu de diferentes crenças. No caso dos nheengatus da Amazônia acreditavam que de início tudo não passava de uma grande noite, “um vazio”, quando um deus chamado “Tupana”, criou os céus e a água.

Porém, em um dia de ventania Tupana tocou nas águas e percebeu o sol surgindo sobre o tronco dos céus que por sua vez “rachou” a pele do deus que depois de um tempo essa pele se tornou as terras.

Nesse momento no mundo ainda não havia pessoas, pois, elas surgiram diante da modelação de barro que Tupana fez depois de um tempo e sobre seus sopros o modelo começou a falar.

 

Mitologia Nórdica

A mitologia nórdica também conhecida como mitologia viking é uma mitologia que ganha destaque até hoje, sua história encantou diversas pessoas e ganha destaque até hoje.

Segundo a mitologia o mundo foi criado durante a época de Odin, inicialmente só existiam dois mundos, um de névoa e um de fogo, os dois mundos se encontraram formando um enorme bloco de gelo, esse bloco foi derretido pelo fogo criando assim um monstro chamado Ymir, além de uma vaca e Buro (o avô de Odin).

 

Com seu suor o Ymir criou diversos gigantes de gelo e Borr (filho de Buro) se casou com Bestla, tiveram 3 filhos, um deles era Odin.

Odin e sua família decidiram matar o Ymir por ele ser o pai dos gigantes, o sangue derramado do Ymir matou quase todos os gigantes, seus ossos, seus dentes e sua carne formaram as montanhas e a terra, seu sangue fez os lagos, formando então Midgard, com as outras partes do Ymir Odin e seus irmãos fizeram os outros mundos.

Teorias Religiosas

 

Criacionismo (cristão)

De acordo com essa teoria antigamente tudo era escuridão, porém, o mundo foi criado por deus em sete dias: no primeiro dia a luz começou a aparecer, posteriormente a vegetação e água surgiram, no quarto dia o sol e à lua podiam ser observados, no quinto os primeiros animais marinhos e aves surgiram e no sexto os animais marinhos (o sétimo foi considerado o chamado descanso divino).

 

Ainda de acordo com a teoria os primeiros humanos foram Adão e Eva no  paraíso, porém, esses erraram ao comerem de um fruto que deus havia proibido, esse fruto foi a causa para o banimento e expulsão do jardim.

 

Porém, ainda de acordo com a teoria os seres humanos na verdade foram induzidos a comer o fruto por uma serpente que por sua vez foi obrigada a falar por um certo anjo que posteriormente foi castigado e também banido, mas, diferente do homem esse passou a viver no inferno.

 

Budismo

 

Segundo o Budismo o universo não foi criado por um deus poderoso repentinamente como o Buda, eles não acreditam que o mundo foi criado de uma vez só, mas sim que o mundo é criado milhões de vezes a cada segundo, ou seja ele está em constante mudança.

 

Aos olhos do Buda o mundo é um ciclo infinito de nascimentos e mortes, também conhecido como samsara. Buda não se interessava em discutir sobre a origem do universo, considerava isso uma perda de tempo pois segundo ele a tarefa de um homem é se libertar do presente, e não se prender ao passado e ao futuro.

 

Teorias Científicas

 

Big bang

 

É considerada por muitos a teoria mais aceita cientificamente sobre a origem do universo que de certa forma se apoia com outras teorias como a da relatividade e de outros astrônomos que no caso afirmam que o universo está em constante expansão.

Segundo a Teoria do Big Bang, tudo começou quando no meio do nada, um foco de energia foi se contraindo e se condensando cada vez mais, houve uma concentração de energia tão forte em um único ponto que acabou resultando em uma enorme explosão.

Dessa explosão originou-se diversas nebulosas e estrelas, que se expandiram pelo universo, tal suposta expansão perdura até hoje. Ou seja o universo irá continuar expandindo por um bom tempo, porém existe a possibilidade do universo atingir um tamanho máximo e começar a entrar em colapso. Ele ia se tornar mais denso e  mais quente outra vez, terminando com um estado similar àquele em que começou.

Teoria do Universo oscilante

 

Existe uma teoria que tenta explicar a origem do universo conhecida como Teoria do Universo oscilante, segundo essa teoria o nosso universo seria o último de muitos surgidos no passado, após sucessivas explosões e contrações.

Em algum momento o nosso universo também entra em colapso sobre si mesmo atraído pela própria gravidade, conhecido como Big Crunch, marca o fim de um universo e o nascimento de outro, e assim sucessivamente em um ciclo infinito.

 

Teoria da inflação cósmica

 

Essa é uma das teorias mais aceitas, até mesmo complementando a do Big Bang, tal ideia foi formulada pelo físico americano Alan Guth e de acordo com ele uma única força foi dividida em outras quatro essenciais para o universo que hoje são bem conhecidas: a força da gravidade, eletromagnética, nuclear forte e a nuclear fraca.

 

No caso a divisão dessa força originou o universo em um impulso tão violento que mesmo com a gravidade retardando as galáxias o universo continua em constante ampliação.

 

Referências:

 

Wikipédia livre acessado em 06/06/17

Disponível em: https://pt.wikipedia.org/wiki/Big_Bang

 

Brasil escola acessado em 06/06/17

Disponível em: http://brasilescola.uol.com.br/geografia/big-bang.htm

 

Fatos desconhecidos acessado em 03/06/17

Disponível em: http://www.fatosdesconhecidos.com.br/3-teorias-para-o-surgimento-do-universo-para-voce-decidir-em-qual-acredita/

 

Vix acessado em 03/06/17

Disponível em: http://www.vix.com/pt/bbr/51/as-principais-teorias-sobre-a-origem-do-universo

Mitologia indígena

Mitologia Nórdica
Criacionismo
Budismo
Big bang
Universo oscilante
Universo oscilante
bottom of page