top of page

Para iniciar, devemos esclarecer para todos o que é evolução. É o processo gradativo e progressivo de transformação, de mudança de estado ou condição. Com isso, podemos explicar de uma forma melhor como ocorreu a evolução da moda e a sua importância nas respectivas épocas.

Década de 10 (Belle Epóque)

Nessa época as roupas falavam sobre a idade, posição social e identificava a qual classe social a pessoa estava inserida. O foco dos interesses sociais nessa época foi o teatro, iniciando assim o movimento de emancipação da mulher.

 

Algumas das mudanças ocorrentes:

  • Na moda masculina tinha o uso de cartolas, chapéus de coco, bengala e relógios de bolso.

  • Surgiu um novo divertimento: fazer compras em lojas de departamento.

  • A maior liberdade social exigia maior mobilidade física, substituindo assim o espartilho tradicional para o que formava um S, deixando a silhueta mais reta.

  

Ícone desse período: Coco Chanel

Considerada uma revolucionária da moda, Chanel vem trazer a essa nova mulher moderna  vestuários que acompanhassem esse tal novo estilo de vida. Sua estética despojada e fácil de usar se adaptava com perfeição ás necessidades e aos desejos das mulheres.

Década de 20 (anos loucos)

A transição da década de 10 para a de 20 foi recheada de acontecimentos que mudaram tanto o rumo da modernidade dos lugares quanto o da moda.

Nesse período ocorreu a Primeira Guerra Mundial, devido a isso, muitos homens tiveram que deixar seus postos de trabalho e se dedicar as guerras, causando assim uma mudança radical no modo de viver das mulheres. Por isso fez com que a moda seguisse e inovasse com modelos de roupas para cada ocasião.

Uma característica que marcou bastante também foi o fato da moda ter se tornada mais acessível para todas as classes sociais. Também foi permeado pela vontade que as pessoas tinham de viver alegremente e de curtir os novos tempos, após tanto sofrimento causado dos anos após a guerra. Foi um momento de reconstrução.

Mudanças ocorrentes:

  • O fim definitivo do uso do espartilho.

  • Roupas mais escuras, com a predominância do preto.

  • Os homens usavam ternos curtos, mostrando as meias e em ocasiões mais formais eram usados os famosos fraques.

 

Ícone desse período: Louise Brooks

Musa do cinema na década de 20 e ícone da moda melindrosa da época. Vestidos retos, chapéus cloche, peles, seda e pérolas eram as suas marcas.

Década de 30

Essa década começa com o reflexo da crise mundial da queda da bolsa de valores de Nova York em 1929. Muitas pessoas e empresas faliram, além dos trabalhadores terem ficado desempregados. Tal impacto afetou a moda também, deixando-a menos ousada e voltada a estilos mais básicos, porém ainda sofisticada.

Na moda feminina as curvas foram redescobertas e alteradas para um estilo marcante e ainda assim confortável; saias tornaram-se mais longas até o tornozelo e os vestidos curtos e retos.

Na moda masculina os ombros dos paletós ficaram largos e quadrados; o terno com fechamento duplo se popularizou e é percursor de um terno moderno. Marcada com um aparência que misturava gangster e homem de negócios.

Ícone: Charles Chaplin

Como a moda, algo que também estava crescendo nesse período era o cinema e alguém que marcou muito isso foi este ator e comediante Chaplin, que teve grande influência essa época. 

 

Década de 40

Está década de 40 começou no auge na Segunda Guerra Mundial, período cheio de confrontos e que dificultou a fabricação de tecidos, deixando-os em falta e comprometendo o desenvolvimento da moda. Devido a isso, os estilos foram adaptados de um modo militar, como por exemplo a volta da marcação da silhueta nas mulheres, juntamente aos ombros quadrados e largos. E, para os homens as jaquetas se tornaram acolchoadas e angulosas, como o famoso tweed.

 

Mudanças ocorrentes:

- O cabelo das mulheres estava mais longo e ondulado.

- O lançamento do biquíni por Louis Reard em 1946. Ele recebeu esse nome por causa do local em que a notícia “explodiu” (Pacífico Sul, Atol de Bikini; os Estados Unidos também estava fazendo testes nucleares neste lugar, causando a imagem de que uma mulher com biquíni era uma “bomba atômica”.

Ícone: Carmen Miranda

Carmen foi o fenômeno desta década pois seu estilo era uma grande novidade para o mundo: roupas tropicais com características latinas. Isso chamou a atenção de muitas pessoas de Hollywood que tornou-a uma celebridade. Ela também deu origem ao salto plataforma.

Década de 50

Esta década foi para as mulheres um período de lembrá-las de que elas eram mulheres, já que impunha um estilo de dona de casa com aparência de boneca, tornado isso uma meta suprema de qualquer mulher presente na época. Elas deveriam usar vestidos na altura dos joelhos, aventais delicados e roupas bastante coloridas e cheias de estampas.

No caso dos homens, a moda era mais simples e discreta, com cores não muito chamativas nos tons de azul, cinza (escuro é claro) e marrom. Eles queriam passar a imagem de bons cidadãos com isso.

 

Mudanças ocorrentes:

- Neste período foi laçando a primeira linha de roupa para grávidas.

- A volta do maiô também causou muito, já que algumas mulheres tinham receio de mostrar muito o seu corpo e com este estilo ficava algo mais confortável e glamouroso.

Ícone: Marilyn Monroe

 

Musa dos anos 50 que envolvia sensualidade com inocência, foi marcada por seu batom vermelho, boca desenhada, vestidos e sua pinta: charme da época.

Década de 60

Década marcada pelo início do Rock and Roll, que assim como mudou o comportamento e modo de pensar das pessoas, mudou a moda também. Símbolos de rebeldia e atitude, as jaquetas de couro, costeletas, topetes e calças jeans, fizeram muito sucesso e chamavam uma atenção chique. Foram momentos de liberdade principalmente para as mulheres, já que a maioria das coisas eram permitidas.

 

Mudanças ocorrentes:

- As mulheres usavam minissaias e eram marcadas por seus vestidos com bolinhas. As maquiagens eram cheias de delineadores nos cílios inferiores, além de bastante batom.

- Com os homens, o conjunto paletós sem colarinho e calças justas foi tendência. Os tecidos tinham cores ousadas como o vermelho.

 

Ícone: Elvis Presley

 

Elvis além de grande cantor, foi uma grande inspiração no mundo da moda. O astro criou inovações como o uso de casacos de couro, cores escuras e sua marca registrada: as costeletas.

 

Década de 70

Foi caracterizada pelo romantismo e pela moda hippie, serve de inspiração até nos dias atuais por causa dos seus visuais chamativos da época. Teve muitas revoluções como a liberação sexual da mulher é um tipo de música mais aberto.

Os homens deste período começaram a usar roupas mais coloridas (estilo psicodélico) e as mulheres ficaram mais a vontade, ou seja, despojadas, porém sem perder a o jeito romântico. Houveram saias longas e curtas, cabelos desajeitados, coletes de couro, calças boca-de-sono e sapatos plataformas voltaram a reinar mais ainda.

 

Mudanças ocorrentes:

- Muitas pessoas usavam faixas e panos amarrados na cabeça e tinha o uso excessivo de símbolos da paz.

- A época apesar de ter sido bem colorida, apresentou cores que se destacaram:caramelo e bege.

 

Ícone: Donna Summer

Foi uma cantora super famosa que recebeu muitos seguidores durante sua carreira por causa das suas musicas e estilo. Era chamada de Rainha do Disco Music.

Década de 80

Os famosos anos 80 foram tempos cheios de inovações, cores e ousadia. Este momento do século XX foi realmente marcado por suas combinações diferenciadas e com a moda tendência para todos os meios/ cenários culturais. Também ficou marcado pela luta das mulheres e homens que estavam a procura de igualdade no trabalho.

Ele refletia alegria por viver e sofisticação. Um estilo famoso da época foi o “yuppie”, um visual exagerado em que pessoas considerados estilosas usufruíam. Tinham acessórios como o suspensório e gravatás coloridas.

As mulheres usavam calças com cintura alta, ombreiras, pregas que podiam usar a qualquer momento. O uso dos vestidos que marcavam as cinturas, saias balonê e mangas bufantes também eram utilizados. Já os homens, usavam mais tecidos elásticos, com jaquetas grandes e calças também cintura alta. Shorts curtos e jeans eram peças comuns de se ver nos homens.

Ícone: Michael Jackson

Michael Jackson foi cantor, compositor, dançarino, produtor, empresário, entre outros que além disso tudo foi muito importante para moda, já

que seu estilo era cheio de casacos extravagantes, decorados com zíper e cores neon.

Década de 90

A moda nesta década foi o resultado do uso exagerado de roupas dos anos anteriores. Muitos estilos foram lançados como: calças jeans coloridas, as blusas “segunda pele” (blusas mais transparentes que mostravam as roupas íntimas, nesse caso, o sutiã). Devido a tais ocorrências as roupas íntimas ganharam mais valor e destaque, tendo até cores diferentes.

Essa época ficou marcada também pelo fato das pessoas respeitarem mais os estilos das outras, já que as empresas lançavam gostos que agradavam todos os tipos de consumidores. As roupas também acabaram se tornando um modo da população expressar seu estado de espírito e como enxergavam a vida.

As mulheres nesse período usavam calças largas, bermudas e camisas xadrez. Se importavam muito com os mínimos detalhes, querendo sempre fazer combinações. Os homens usavam roupas folgadas com aparência desgastada, além do uso excessivo dos all stars (tênis famoso).

 

Ícone: Alicia Silverstone

 

Famosa por ser atriz e por seu estilo jovem e único, Alicia encantava a todos principalmente depois do seu maior sucesso “As patricinhas de Beverlly Hills”. Fiel a moda da época, suas roupas eram estilo xadrez ou vestidos colados.

 

Trajetória para os anos 2000

Durante essa trajetória, a moda mudou seu estilo clássico para um estilo mais moderno: agora os cabelos eram lisos, nas roupas era claro ver o minimalismo presente e também o uso maior de calças jeans.

As mulheres usavam tops croppeds, colar de miçangas, brincos, bolsas, plumas e várias outras coisas. Os homens usavam calças jeans, blusas brancas sem muita decoração, ficavam se camisa e usavam colares de ouro.

A EVOLUÇÃO DA MODA NO SÉCULO XX

Sophia Amaral e Maria Eduarda Araújo (9º Ano)

Louise Brooks
bottom of page