top of page

A Mitologia de God Of War

Christian Matheus Tavares, Lucas Rodrigues, Artur Dias, Átila Viana, Kaio Manoel Alves (8º Ano)

O INÍCIO DE TUDO

Quando o primeiro universo apareceu, não havia nada, apenas Caos, Caos deu a luz a Nix, ou a noite, figura sombria desprovida de vida ou compaixão. Caos e Nix querendo expandir seu “trabalho”, criaram a “Ilha da Criação”, onde toda a vida teria início. Gaia, a mãe de toda a terra, foi a primeira a ser criada. Então foi criada Urano, a personificação do céu, para que Gaia não ficasse sozinha. Juntos eles deram à luz a outros seres que ficaram conhecidos como os Titãs e Titanides.

Será abordado apenas os titãs, que são citados no God Of War. Cronos, o Titã do tempo e sua esposa Réia, Oseano, que era a personificação dos rios que circundavam o mundo, Hiperião, Titã da luz e do fogo astral, Ilapetu, Titã da mortalidade, Têmis, a encarnação das leis e dos costumes, e Téia, Titã da visão.

Junto com eles também nasceram os ciclopes e o grande Hecatônquiros. No universo de God Of War os ciclopes eram seres monstruosos que tinham um terceiro olho localizado na testa. Os Hecatônquiros são três seres monstruosos em que cada tem  mais de 100 braços e 50 cabeças. Urano, horrorizado com os filhos que havia gerado, decidiu escondê-los no Tártaro.

Assim como Gaia é a personificação da terra, Urano a personificação do céu, Tártaro é a personificação do mundo inferior. Nele estão localizados os cantos mais terríveis do mundo. Em God Of War, o Tártaro se localiza nas profundezas do submundo. Na mitologia grega original não é clara sua localização.

Gaia, furiosa com o destino que Urano deu a seus filhos, pede ajuda a Cronos para castigar Urano. Ele então, usando uma foice Cronos castra o próprio pai e toma o poder, passando a ser o líder absoluto dos Titãs, que começam a ter filhos.

Os principais titãs de segunda geração da saga de God Of War estavam os filhos de Ilapeto. Dentre eles Atlas, Titã da resistência. Prometeu, Titã da previsão (do conhecimento prévio), Epimeteu, Titã da falta de prevenção, Menoécio que não é abordado no jogo.

Prometeu e Epimeteu juntos criam os seres vivos (animais, e humanos). Esse período ficou conhecido como “Era de ouro da humanidade”, quando os humanos não envelheciam, morriam pacificamente. A primavera era eterna e os seres humanos se alimentavam de frutas silvestres e mel, que gotejava das árvores. A paz e a harmonia predominavam, pois, o mal ainda não existia.

Tudo corria bem, até as 3 irmãs que determinavam o destino de todos os seres vivos previram que Cronos seria traído pelo próprio filho, assim como ele traiu o pai. Desesperado, Cronos presenteou as 3 irmãs com os Corseis do templo, na tentativa de mudar seu destino. Elas aceitam o presente, mas dizem que não poderiam fazer nada para ajudá-lo. Cronos então engole todos os seus filhos ( Ades, Poseidon, Hestia, Demeter e Hera). Réia, furiosa com a perda de seus bebês, planeja salvar Zeus, Colocando uma pedra no lugar de dele, Cronos engole a pedra sem perceber que aquilo não era seu filho, Réia entrega Zeus a Gaia para que o crie escondido de Cronos. Zeus cresce com muito ódio do pai Cronos. Adulto, ele procura pelo pai e o enfrenta, libertando seus irmãos. Mas, nessa batalha Cronos não morre.

Zeus e seus irmãos declaram guerra aos titãs, inclusive Gaia. Agora eles se denominam Deuses e passam a se chamar Olimpianos, pois o tono em que eles ficavam, ficava na maior montanha do mundo, o Monte Olimpo.

Assim se inicia a grande guerra entre deuses e titãs, que lutam ferozmente entre si. Prometeu e Helio traem os titãs e se juntam aos deuses. Durante a batalha Zeus liberta os ciclopes e o hecatônquiros. Em gratidão, eles ajudam os deuses contra os titãs. Os ciclopes forjam o relâmpago de Zeus, o tridente de Poseidon, e o elmo da invisibilidade de Ades. Zeus cria a lamina do Olimpo onde com apenas um golpe ele ilumina todos os titãs e os manda para a profundeza do Tártaro, onde seriam para sempre humilhados e torturados.

Zeus , Poseidon e Ades dividem o mundo em 3 partes: Zeus seria o governante dos céus, dos deuses e de todo o universo. Posseidon governa os mares e águas . Ades governa o submundo, onde perambulam todas as almas dos mortos.

A guerra foi tão violenta e tão atemorizante, que nisso nascemram todos os males. Zeus, ciente do grande perigo que todos corriam, ordena que Efesto, deus dos ferreiros e artesãos, crie uma caixa onde eles seriam trancados. A caixa contendo os males seria escondida. A caixa é forjada com a chama do Olimpo que, é tão ardente que causaria a morte instantânea de quem a tocasse. Apenas Pandora, uma criação de Efesto a partir de uma chama, tinha a chave da caixa. Efesto mantinha Pandora em um templo cheio de armadilhas, por medo que Zeus a machucasse. O templo ficava nas costas de Cronos.

Atena coloca a esperança na caixa dos males, pois assim se os males fossem libertados a esperança também sairia da caixa.

Atena é filha de Zeus com Metes, que pode se transformar em qualquer coisa. Uma profecia dizia que Zeus teria dois filhos e um deles tomaria seu trono. Ele então pede que metes se transforme em água e a engole. Com fortes dores, Zeus chama prometeu e o arquiteto Patos3º . Com um machado eles abrem a cabeça de Zeus e Atena sai de lá adulta, vestida e equipada com escudo, espada e lança. Depois que Metes morre, Zeus se casa com Hera e deles nasce o Deus da Guerra.

Assim acaba a Era de Ouro da Humanidade. Acaba graças à Proeteu. Que para ajudar a Humanidade ele rouba um pouco da chama do Olimpo e concede aos homens, assegurando a superioridade deles sobre os outros animais. Zeus, furioso, condena Prometeu a ser preso em uma rocha e ter sua barriga devorada por uma enorme águia e, ao final do dia, ele é restaurado para que tudo recomece no dia seguinte.

Inicia-se então a Era de Prata da humanidade. Onde Zeus cria as estações do ano, criam-se as casas e o desenvolvimento da agricultura. Acaba a juventude eterna. Após ela, se inicia a Era de Bronze, quando Zeus cria uma terceira raça de homens perecíveis, mas violentos e fortes. E finalmente A era dos heróis.  Nela, quando morerm os grandes guerreiros ,sacerdotes e bem feitores  vão para a Ilha dos Bem Aventurados. Poderiam também ir para o Olimpo e até poderiam se transformar em deuses, que é a era em que o jogo se passa. Aos injustos e seres humanos que não fizeram nada demais cabe o inferno de Ades, o submundo. Zeus mantém relações sexuais com deusas e mortais , além de sua esposa. Ao engravidar a mortal Calista nascem dois meninos, Kratos e Deimos.

Afrodite: era a deusa do amor e do sexo. Casada com efesto, sempre o traía pois não o amava. Foi prometida a ele por Zeus e casara sem amor.

Perséfone: era a rainha do submundo, pois era casada com Ades.

Infridite: era a rainha dos mares, esposa de Posseidon.

Apolo: era o deus da cura, medicina e arte.

Hermes: era o deus dos mensageiros, dos atletas e da velocidade

Elio: que traiu os titãs  e era o deus do sol.

 

INÍCIO DA VIDA DE KRATOS

Kratos e Deimos nascem em Esparta. Quando a cidade é invadida por Ares e Atena. Ares sequestra Deimos pois acredita em um oráculo que prevê que o Olimpo cairia pelas mãos de um mortal marcado e Deimos tinha uma marca estranha na pele, além de ser filho de Zeus com uma mortal. Deimos é levado por Tanato, que iria o torturar por toda a eternidade. Kratos se torna um respeitado soldado, casa-se com Lisandra e tem uma filha, Caliope, que contrai uma doença de pele por causa da praga lançada por Ades, que atinge toda a Grécia. Os espartanos costumavam abandonar qualquer um que fosse fraco ou doente, fosse homem, velho, criança, mulher. Disposto a fazer qualquer coisa para salvar sua filha, Kratos vai em busca de um alimento chamado ambrosia, um doce que poderia curar qualquer mal ou até tornar um mortal em imortal. Ajudado por uma tropa de espartana, que também tinham interesse nos benefícios do alimento, ele cosegue o alimento e o dar para sua filha. Kratos querendo homenagear seu irmão, tatuando em si a mesma marca que seu irmão tinha.

 

A HISTÓRIA DOS JOGOS DE GOD OF WAR

Tem como tema a vida de Kratos, que morre em uma de suas batalhas. Neste momento ele pede a Ares que o salve, prometendo sua alma, o que é aceito por Ares que o trai, fazendo com que ele mate  sua família. Irado Kratos inicia uma jornada em busca da caixa de Pandora para que assim pudesse matar Ares. Kratos acha a caixa de pandora, mas em seguida morre ao ser atingido por uma estaca que Ares lança em Kratos. Kratos não vai para o submundo graças a Zeus, ele então persegue Ares, que estava com a caixa de pandora. Kratos pega a caixa e o poder que havia nela. O poder o deixa do tamanho de um deus. E finalmente se inicia uma batalha onde Kratos mata Ares, se tornando assim o novo deus da guerra.

Os deuses se enraivecem com Kratos, já que ele estava ajudan do os espartanos a dominar toda a Grécia. Atena pede a Kratos que não siga a jornada , pois ela não poderia ajuda-lo. Ele renega a ajuda. Uma águia tira um pouco do poder de Kratos e manda para uma estátua, com quem ele luta, mas sem sucesso. Zeus envia uma espada, na qual Kratos teria  que colocar todo o seu poder para conseguir usá-la contra a estátua e vencer a batalha. Ao comemorar a vitória, Kratos é ferido grave mente. A águia se transforma em Zeus, e Zeus pega a espada e o mata. Kratos escapa do submundo. Seu corpo é regenerado por Gaia que lhe diz que ele precisa matar as 3 irmãs que determinam o tempo. Assim, ele volta no tempo até o momento em que Zeus iria matá-lo. Depois de muita batalha, Kratos pede clemencia. De joelhos, espera o golpe mortal. Nesse momento ele contra ataca e, no momento em que iria golpear Zeus, surge Atena que recebe o golpe e morre, onde  Zeus foge.

Mais uma vez Kratos volta no tempo até a guerra entre deuses e titãs. Ele diz a Gaia que a única forma de matar Zeus seria ir para o futuro, onde Ares e Atena estariam mortos e os deuses enfraquecidos. Nisso Kratos leva todos os titãs para o futuro com esse objetivo. Cada deus se encarrega de matar um titã; Posseidon tenta matar Gaia, que estava com Kratos. Depois de muita batalha, com o auxílio de Gaia Kratos mata Posseidon, o que causa grandes inundações. Gaia e Kratos vão até o Olimpo em busca de Zeus, que lança um raio em Gaya , fazendo ela cair, mas ela se segura em algumas pedras. Kratos pede sua ajuda, o que Gaia nega dizendo que essa luta era entre deuses e titãs e que Kratos estava fora disso. Ele cai no submundo e reinicia sua jornada. Para sair do submundo ele resolve um enigma , em que o corpo de Persefone está em um caixão. Resolvido o enigma, Kratos vai a uma rgião escura onde é surpreendido por Hades. Durante a batalha Kratos pega a arma que Hades estava ussando e o mata, A consequência é que as almas vagueiam pelo mundo sem esperança. kratos vai ao monte Olimpo e vê Gaia pedindo ajuda. Indignado, Kratos arranca as mãos de Gaia e ela cai, mas não morre. Kratos a vê e arranca sua cabeça. Em seguida Kratos mata Helio, o que faz com que o céu fique coberto de nuvens negras, tempestades e tornados.

Kratos chega a um local cheio de caixas. Lá encontra Hermes, que o provoca. Ele vê a caixa de Pandora. Atena, que tinha se tornado um ser superior, diz a Kratos que a única forma de abrir a caixa seria jogar Pandora na caixa, que estava coberta pela chama do Olimpo. Kratos alcança Hermes e o mata. Na sua jornada, encontra Hera, que manda que Hercules o mata, mas é espancado por ele até a morte. Kratos encontra Efesto que pergunta onde é o labirinto de Pandora. Efesto explica que se Kratos lhe trouxer a pedra Ônfalo ele poderia fazer uma arma capaz de consertar a ponte que leva ao labirinto. Kratos vai atrás a pedra Ônfalo, Kratos vai até o Tártaro onde esperava achar a pedra na barriga de Cronos, depois disso Kratos mata Cronos retirando a pedra de lá.  Após fazer a arma, Efesto tenta matar Kratos, que reage e o mata. Ele conserta a ponte e encontra Hera que fala coisas desagradáveis a Kratos, furioso Kratos mata Hera. Kratos volta ao labirinto, vence os desafios, resgata Pandora, que explica a Kratos que para chegar no labirinto ele teria que quebrar as correntes que   seguram o labirinto. Zeus reaparece e batalha com Kratos. Pandora se lança nas chamas da sua caixa.

Continua a batalha e Gaia reaparece. Zeus e Kratos entram nela por um ferimento dela. Kratos mata Zeus e Gaia ao acertar uma espada no coração de Gaia e Zeus. Mas a alma de Zeus prende-se a Kratos e ele tem várias alucinações. Através da esperança seus pecados são perdoados. Ele aceita a morte se sua família. Depois disso ele é possuído por um poder desconhecido, maior que qualquer deus ou titã. Kratos sai da alucinação e derrota a alma de  Zeus, que volta a seu corpo. Kratos espanca até a morte Zeus, o que deixa o mundo em um profundo caos. Atena retorna e diz que tudo foi planejado por ela para tomar a posse da esperança e liderar a humanidade. Ela também diz que a esperança estava escondida pelas mágoas em Kratos, Atena ordena a ele que entregue a esperança para ela, o que não faz. Ele se mata, entregando a esperança para a humanidade.

bottom of page