top of page

''Pelas baleias que cruzam oceanos...''

As baleias são animais mamíferos integrantes da ordem dos cetáceos, que é dividido em duas subordens: Myscticeti (são caracterizadas por possuírem barbatanas na região bucal, que fazem a filtração da água para a obtenção de alimentos) e Odontoceti (possuem dentes e se alimentam de animais maiores, como lulas e peixes).



De um total de 13 espécies existentes no planeta, 4 delas estão em extinção

Antes de serem caçadas, o maior agrupamento estava na Antártida, com aproximadamente 239 000 indivíduos. Os agrupamentos remanescentes atuais, muito menores, com algo em torno de 2000 indivíduos cada, estão localizados a noroeste dos oceanos Pacífico, Antártico e Índico. Outros dois agrupamentos de baleias-azuis encontram-se ao norte do oceano Atlântico, e há pelos menos outros dois no Hemisfério Sul.

Sua dieta consiste quase que exclusivamente de pequenos crustáceos conhecidos como krill, porém, elas também podem se alimentar de pequenos peixes e lulas.

Caçadas durante mais de um século, foram levadas à beira da extinção pelos baleeiros(que primordialmente caçavam baleias para subsistência e depois para a comercialização dos seus óleos, barbatanas, ossos, gordura e carne).

As baleias azuis podem medir, em média, de 27 m a 30 m, podendo pesar, em média, de 150 t a 180 t


- A baleia cinzenta ( Eschrichtius robustus)

  • Pode atingir 14 m de comprimento e pesar entre 20 a 40 toneladas. É a espécie com maior trajetória de migração. Quase todas as sobreviventes se encontram na costa oeste do Canadá e dos Estados Unidos. Sua alimentação é a base de anfípodos (pequenos crustáceos que vivem na água ou próximo), krill, plâncton e moluscos.

  • Está ameaçada de extinção por conta das atividades baleeiras(que tem os propósitos já citados).


- A baleia franca do norte ( Eubalaena glacialis)

  • Apesar de originalmente ter sido comum por todo o Atlântico Norte, é hoje em dia encontrada ao longo da costa Norte-Americana.

  • Sua caça era popular devido à particularidade dos animais abatidos flutuarem depois de mortos (ao contrário de outras espécies), facilitando o trabalho dos baleeiros.

  • Pode atingir os 18 metros de comprimento e um peso superior a 90 toneladas.

  • Alimenta-se principalmente de pequenos copépodos, além do krill.


- A baleia cabeça-redonda ( Balaena mysticetus)

  • Ela pode medir até 18 metros e pesar 100 toneladas.

  • A baleia cabeça-redonda vive só no Ártico

  • Nutre-se de pequenos peixes e organismos marinhos

  • Também está ameaçada de extinção por conta das atividades baleeiras.

A “baleia” orca

A Orca (Orcinus orca) é o membro da família dos golfinhos de maior porte e é um superpredador versátil, que inclui na sua dieta presas como peixes, moluscos, aves, tartarugas, focas, tubarões e animais de tamanho maior quando caçam em grupo, como por exemplo baleias. Apesar de “baleia-assassina” ser uma designação incorreta, ela é comumente usada. É o segundo mamífero de maior área de distribuição geográfica - logo a seguir ao homem - é encontrada em todos os oceanos e pode chegar a pesar nove toneladas.

Têm uma vida social complexa, baseada na formação e manutenção de grupos familiares extensos. Comunicam-se através de sons e costumam viajar em formações que assomam ocasionalmente à superfície.

Como surgiram as baleias?

As baleias pertencem ao mesmo grupo dos botos e golfinhos ( os cetáceos, mamíferos aquáticos). Existem muitas dúvidas sobre a origem dos cetáceos. O que se sabe é que os cetáceos modernos já existiam há 4 ou 5 milhões de anos e evoluíram a partir de mamíferos terrestres que se adaptaram ao ambiente aquático. Os animais que deram origem aos cetáceos possuíam 4 membros e tinham hábitos anfíbios, antes de se adaptarem totalmente ao ambiente aquático. Para viverem na água, os cetáceos sofreram uma série de adaptações: seus corpos tornaram-se hidrodinâmicos (com a forma adequada para se locomover na água) e perderam os pelos, os membros posteriores desapareceram e os anteriores se transformaram em nadadeiras peitorais.

Destaque
Verifique em breve
Assim que novos posts forem publicados, você poderá vê-los aqui.
Tags
Nenhum tag.
bottom of page