top of page

Origami

Davi Brito e Pedro Telles

HISTÓRIA

Durante o período Heian (794-1185) o Origami era uma forma diversão das classes altas, as únicas que podiam comprar papel, que era um artigo de luxo.

Alguns modelos em Origami foram introduzidos nas cerimônias religiosas (Shinto). Os casamentos eram celebrados com copos de saquê (vinho tinto) dobrados em papel com borboletas, representando a noiva e o noivo. As borboletas fêmea e macho, simbolizavam a união.

Os guerreiros Samurai trocavam, entre si, presentes enfeitados com “noshi”, pedaços de papel dobrados em leque, de várias formas, seguros com faixas de carne seca.

No Período Muromachi ( 1338 – 1576 ) o papel tornou-se um produto mais acessível e o Origami começou a ser utilizado para distinguir as diversas classes sociais, conforme os adornos que as pessoas usavam.

A “democratização” do Origami surge durante o Período Tokugawa (1603-1867). É nesta época que surgem os primeiros livros de Origami.

O primeiro livro com instruções surgiu em 1797 – Sembazuru Oricata 
(como dobrar mil tsurus).

Hoje em dia pessoas de todo o mundo, se dedicam ao Origami, de várias formas. Tanto no desenvolvimento de figuras cada vez mais complexas, como no estudo matemático das várias dobras. Os japoneses utilizam, atualmente, esta forma de arte no seu Projeto Espacial.

Fontes

www.nte-jgs.rct-sc.br

www.en.wikipedia.org

www.wiki.answers.com

www.asiashop.com.br

LENDA

Ninguém sabe desde quando existia uma lenda no Japão segundo a qual, aquele que fizesse mil tsurus de origami teria um pedido atendido pelos deuses. Mas essa lenda ficou mundialmente conhecida com a triste história de uma garotinha chamada Sadako Sasaki.

Sadako nasceu em Hiroshima e tinha apenas dois anos de idade quando os americanos lançaram a bomba atômica sobre a cidade. Ela vivia distante do epicentro da bomba e juntamente com a mãe e o irmão, saiu ilesa do ataque. Mas consta que durante a fuga, eles foram encharcados pela chuva negra (radioativa) que caiu sobre Hiroshima ao longo daquele dia fatídico.

Retomando suas vidas após o término da guerra, Sadako e sua família viviam normalmente e ela era uma garota aparentemente saudável até completar doze anos de idade. Em janeiro de 1955, durante uma aula de educação física, Sadako, que adorava corridas, sentiu-se mal, com tonturas. Os dias se passaram e novamente o mal estar fez com que ela caísse no chão, sem sentidos. Socorrida e levada a um hospital, depois de alguns dias surgiram marcas escuras em seu corpo e o diagnóstico foi de leucemia, doença que já estava matando outras crianças expostas à bomba. Na época a leucemia era até chamada de "doença da bomba atômica". Ela foi internada em fevereiro de 1955, recebendo a previsão de sobrevida de apenas 1 ano.

Em agosto desse mesmo ano, sua melhor amiga, Chizuko Hamamoto foi visitá-la no hospital. Chizuko fez uma dobradura de tsuru e presenteou Sadako, contando-lhe a lenda dos mil tsurus de origami.

Sadako decidiu fazer os mil tsurus, desejando a sua recuperação. Mas a doença avançava rapidamente e Sadako cada vez mais debilitada, prosseguia dobrando lentamente os pássaros, sem mostrar-se zangada e sem entregar-se.

Em dado momento Sadako compreendeu que sua doença era fruto da guerra e mais do que desejar apenas a sua própria cura, ela desejou a paz para toda a humanidade, para que nenhuma criança mais sofresse pelas guerras. Ela disse sobre os tsurus: "Eu escreverei PAZ em suas asas e você voará o mundo inteiro".

Por fim, na manhã de 25 de Outubro de 1955, Sadako montou seu último tsuru e faleceu, amparada por sua família. Ela não conseguira completar os mil origamis, fizera 644. Mas seu exemplo tocou profundamente seus colegas de classe e estes dobraram os tsurus que faltavam para que fossem enterrados com ela.

Tristes e sensibilizados, os colegas decidiram fazer algo por Sadako e por tantas outras crianças. Formaram uma associação e iniciaram uma campanha para construir um monumento em memória à Sadako e à todas as crianças mortas e feridas pela guerra. Com doações de alunos de cerca de 3100 escolas japonesas e de mais nove países, em 1958, foi erguido em Hiroshima o MONUMENTO DAS CRIANÇAS À PAZ, também conhecido como Torre dos Tsurus, no Parque da Paz.

O monumento de granito simboliza o Monte Horai, local mitológico, onde os orientais acreditam que vivem os Espíritos. No topo do monte está a jovem Sadako segurando um tsuru em seus braços estendidos. Na base do monumento estão gravadas as seguintes palavras:

“Este é nosso grito; esta é nossa oração; PAZ NO MUNDO”

Todos os anos, milhares e milhares de tsurus de papel colorido são enviados de toda parte do Japão e do mundo, num gesto de carinho que demonstra também a preocupação das crianças e o poder delas de trabalhar por uma causa justa.

Certamente foi doloroso para Sadako aceitar a própria morte com apenas doze anos de idade, mas deixou um exemplo para a posteridade, num gesto poderoso de devoção e amor ao próximo. Que as crianças do mundo todo desejem pacificamente o mesmo que Sadako: um mundo melhor, sem guerras.

COMO FAZER

A seguir mostraremos um pequeno vídeo ensinando como se faz um origami da lenda acima, um tsuru.

EXISTEM ORIGAMIS DE QUÊ?

A maioria dos origamis são baseados em elementos naturais, como animais ou frutas. Por isso, existe uma diversidade imensa em relação aos origamis. Alguns exemplos de origami são: tsurus, borboletas, dinossauros, dragões, aranhas, maçãs e muitos outros.

ORIGAMISTAS FAMOSOS

  • Akira Yoshizawa (Japão, 1911-2005): estima-se que Akira tenha criado mais de 50.000 modelos de origamis, dos quais, infelizmente, somente alguns foram diagramados em seus mais de 18 livros.

 

  • Robert J. Lang (EUA, 1961- ): estuda as técnicas de origami há mais de 40 anos e é considerado um dos mestres mais importantes do mundo.

 

  • Herman Van Goubergen (Bélgica, 1961- ): procura fugir das técnicas tradicionais de origami, sendo cada peça uma busca por desafiar as noções convencionais. Ele é entusiasta de um tipo de origami que não é muito difundido: o Mirrorgami (Origami com espelhos).

 

 

  • Toshie Takahama (Japão, 1910-2001): foi também durante sua vida uma especialista na arte do Origami reconhecida mundialmente. Escreveu diversos livros que hoje são clássicos na literatura origami, alguns dos quais sendo traduzidos para outras línguas.

RECORDES

Assim como em muitas outras modalidades, o origami também possui recordes mundiais e nacionais, confira alguns:

 

O pássaro de papel gigante – O pássaro de papel foi feito em agosto de 2009 por 800 jovens, levou três dias para ficar pronto e tem uma envergadura de 82 metros. O recorde foi computado pelo Guiness World Record em 2010

O menor origami do Brasil – Com 0,07 centímetros quadrados, a obra recordista  tem o formato de um pássaro, que bate suas asas com o auxílio de duas pinças. O recorde foi feito pelo artista Marcelo Mançano e foi divulgado no RankBrasil em 2008

Como Os Stones Revolucionaram A Música

Cassiana Cerqueira

The Rolling Stones (as pedras que rolam) é uma banda de rock inglesa formada por Mick Jagger, Charles Watts, Keith Richards e Ronnie Wood e é considerado um dos maiores e bem mais sucedidos grupos musicais de todos os tempos. Ao lado dos Beatles, são considerados a banda mais importante da chamada Invasão Britânica ocorrida nos anos de 1960. O grupo e os seus membros ocuparam posição de destaque nas mudanças musicais e comportamentais dos anos 1960 e são frequentemente relacionados com a contracultura, rebeldia e juventude. Os Rolling Stones são um dos grupos musicais mais bem sucedidos da história e já venderam mais de 240 milhões de álbuns no mundo inteiro.

 

A Banda além de ter revolucionado o mundo da música (junto aos Beatles), também trouxeram em suas músicas toda a rebeldia, juventude e contracultura que a época precisava. Em plena revolução cultural, contemporânea e segregação racial, as bandas e cantores da época começaram a trazer musicas com temas políticos e raciais, principalmente os Rolling Stones. Isso também afetou o Reino Unido, um dos países mais importantes desse movimento do âmbito musical. Os Rolling Stones foram pioneiros em desafiar tabus e inserir no rock e na musica pop temas nos quais ninguém tinha coragem de tocar. Com uma honestidade brutal, eles falavam sobre temas importantes na sociedade, como a violência, sexo, drogas, satanismo e também faziam canções sobre a complicada relação que tinham com o sexo oposto.  Músicas como Brown Sugar  e (I can’t get no) Satisfaction, retratam sobre desigualdade social, sobre a mídia e governo opressor da época de 1960. Mas também acabaram tendo alguns problemas com certos grupos feministas.

 

Junto com as suas musicas, os Rolling Stones também trouxeram outras coisas para o mundo da música. Uma dessas coisas foi o Rolling Mobile Studio. O conceito do Rolling Stones Mobile veio em 1968, quando os Stones decidiram que precisavam de um novo ambiente para gravar. Cansados das limitações de um estúdio comum, eles decidiram usar a casa de Mick Jagger na Inglaterra para gravar. Porem todo equipamento havia de ser transportado para a casa, então o seu road menager e pianista Ian Stewart veio com a ideia de colocar um estúdio dentro de uma van.

Pedras que rolam não criam limo!

A História do Cinema

Gabrielle Ávila e Letícia Araújo

Foi no final do século XIX, em 1895, na França, os irmãos Louis e Auguste Lumière inventaram o cinema. Na primeira metade deste século a fotografia já havia sido inventada por Louis-Jacques Daguerre e Joseph Nicéphore Niepce, possibilitando esta criação revolucionária no mundo das artes e da indústria cultural: o cinema.

Desde o início, inventores e produtores tentaram casar a imagem com um som sincronizado. Mas nenhuma técnica deu certo até a década de 20. Assim sendo, durante 30 anos os filmes eram praticamente silenciosos sendo acompanhados muitas vezes de música ao vivo, outras vezes de efeitos especiais e narração e diálogos escritos presentes entre cenas. Tendo destaque para Charles Chaplin, considerado uma das figuras mais importantes no cinema mudo.

Até esta época, Itália e França tinham o cinema mais popular e poderoso do mundo mas com a Primeira Guerra Mundial, a indústria europeia de cinema foi arrasada. Os EUA começaram a destacar-se no mundo do cinema fazendo e importando diversos filmes.

Filmes históricos ou bíblicos na maioria das vezes caminharam de mãos dadas. Dentre os que misturavam este dois gêneros se destacaram "Os dez mandamentos" (versão original de 1923), "Rei dos Reis" de 1932 e Cleópatra de 1934.

Segunda Guerra Mundial fez com que a Inglaterra e Estados Unidos produzissem vários filmes com apelo patriota e que serviram de propaganda de guerra. Havia também já no final da guerra filmes antinazistas. Dentre os filmes que retrataram a época da guerra se destacou o popular "Casablanca" de 1943 com o ator Humphrey Bogart.

Década 50

O início da década de 50 marcou para a chanchada brasileira uma enorme reviravolta. Embora a Atlântida tenha se consagrado na década anterior como uma das mais fortes indústrias cinematográficas do país, ainda assim as produções eram um tanto desleixadas. Os estúdios estavam mal acomodados, os equipamentos sem a manutenção necessária e os atores recebiam quantias ínfimas pelo árduo trabalho de interpretar em condições precárias.

No fim da década 40, mais precisamente no ano 47, o sucesso das chanchadas trouxe para a Atlântida uma série de novos investidores, interessados principalmente em participar dos lucros da empresa, então ainda sob a administração dos irmãos Burle e Moacyr Fenelon. Entra em cena nesta altura um personagem que será fundamental na consolidação das produções da Atlântida na década de 50: Luís Severiano Ribeiro Jr. Severiano entrou juntamente com vários outros empresários nos investimentos em produções, que a ele principalmente interessavam por seu domínio em pelo menos 40% das salas de exibição no Brasil. Assim, ele poderia participar dos lucros de uma forma muito maior. A grande surpresa veio ainda em 1947, quando noticiaram que Severiano havia comprado uma grande quantia de ações da Atlântida, tornando-se acionista majoritário e, consequentemente, dono da companhia.

Nos anos 60 o sistema Hollywood começou a entrar em declínio. Muitas produções passaram a ser feitas em Pinewood Studios na Inglaterra e Cinecittà na Itália ficando fora de Hollywood. "Mary Poppins" de 1964 da Walt Disney Productions, "My Fair Lady" também de 64 e "The Sound of Music" (br: A noviça rebelde — pt: Música no coração) de1965 estão entre os filmes mais rentáveis da década.

E agora em 2016 a tecnologia vem aumentando e tornando o cinema cada vez mais realista, fazendo com que o público esteja cada vez mais perto das telinhas, alguns exemplos são os filmes 3D, 4D, 5D e 6D que além de fazer com que você de divirta muito faz com que você se sinta dentro do próprio filme.

Qual O Seu Gênero Musical?

Samira Andery

ANOS 60               

Os movimentos que predominaram essa época foram: A Tropicália, Jovem Guarda e a Bossa Nova.

Tropicália: foi um movimento cultural brasileiro que surgiu sob a influência das correntes artísticas da vanguarda e da cultura pop nacional e estrangeira.

                      

Jovem Guarda: foi um movimento cultural brasileiro surgido em meados da Década de 1960, que mesclava músicacomportamento e moda.

                        

Bossa Nova: é um movimento da música popular brasileira derivado do samba e com influência do jazz.

 

 

 

 

ANOS 70

O gênero musical mais escutado pelos brasileiros era o MPB que é a expressão derivada de Musica Popular Brasileira. Surgiu com a segunda geração da Bossa Nova, sendo assim: a fidelidade à música de raiz brasileira.

 

ANOS 80

No ano de 1985 houve a primeira edição do festival Rock in Rio no Brasil, com estilos do MPB e bandas de musicas pop e rock and roll. Algumas das bandas que participaram foi: Queen, AC / DC, James Taylor, George Benson, Rod Stewart, Yes, Ozzy Osbourne e Iron Maiden. Isso sem falar em algumas das principais estrelas nacionais, como Gilberto Gil, Elba Ramalho, Rita Lee e toda uma nova geração do rock nacional como Paralamas do Sucesso, Blitz, Kid Abelha e Barão Vermelho.

 

 

 

 

 

 

               

 

 

 

 

 

 

ANOS 90

A década que parecia prenunciar um “revival” do hard rock, através do sucesso do Guns N’Roses, deu origem a mais uma daquelas reviravoltas comuns à historia do rock: o nascimento do “grunge” que é um subgênero do rock alternativo, inspirado pelo hardcore punk, pelo heavy metal e pelo indie rock.

 

  • Bandas de rock nacionais que fizeram sucesso na época:

            - Raimundos, Titãs, Legião Urbana, Capital inicial, Sepultura, Skank, entre outros.

              

 

  • Cantores brasileiros que fizeram sucesso na época:

            - Tim Maia, Caetano Veloso, Marisa Monte, Gilberto Gil, entre outros.

             

 

ANOS 2000

O Hip Hop americano se tornou um dos ritmos prediletos de jovens nas grandes cidades. Fazendo referência à vida urbana, o estilo musical se tornou mais popular do que o Rock e o Pop em algumas metrópoles.

                     

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

                                   

O Rock ainda permaneceu popular, porém, com a grande aceitação do Hip Hop, perdeu um pouco de seu espaço nas paradas musicais. A década de 2000 marcou a volta de grandes bandas como o Kiss, AC/DC e Guns N’ Roses, que gravaram novos álbuns; e outras bandas como Foo Fighters, Nickelback,ColdPlay, Linkin Park continuaram fazendo sucesso.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Dance Music e Música Eletrônica

Na década de 2000 a Dance Music ganhou novas facetas e se fundiu com a Música Eletrônica, que pode ser criada ou modificada através de aparelhos eletrônicos e softwares.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

ANOS 2016

A indústria musical hoje no Brasil busca novidades que agradam ao ouvido da população e da mídia em geral. Mas o que leva a uma grave preocupação é que a boa música de algumas décadas atrás foi praticamente esquecida pelas gravadoras e trocada por produções de baixa qualidade musical, que facilmente agrada os ouvintes atualmente. O Funk brasileiro, o chamado Sertanejo Universitário, entre outros, espalham músicas sem nenhum conteúdo relevante.

A grande massa gera lucro para estilos como estes, deixando grandes composições de MPB e do velho Rock Nacional, principalmente da década de 70 e 80, cada vez mais esquecidos e menos valorizados

Preconceito no Brasil

Carolina Bezerra e Letícia Lyra

O preconceito existe no mundo há muito tempo, e é  facilmente identificado na sociedade de hoje. A sociedade conservadora vem sendo derrotada ao passar dos anos, mas muitas pessoas ainda sofrem, simplesmente por serem diferentes, por não seguiram um padrão, por serem negras, por serem homossexuais,  por serem acima do peso, por serem de uma classe social inferior ou simplesmente por serem mulheres, enfim todos aqueles que não se encaixam nos padrões impostos pela sociedade.

Há diversos tipos de preconceito, os mais comuns e que mais se destacam na sociedade em que vivemos são a homofobia, o racismo, o machismo.

A homofobia, pode ser entendida como a atitude de colocar uma pessoa, nesse caso o homossexual, em uma posição inferior aos héteros, causando um grande impacto na vida de quem sofre por causa da discriminação.

Muitos praticam achando que estão fazendo um bem para sociedade, mas não estão, o Brasil é o país que mais tem casos de assassinatos e agressões realizadas por pessoas totalmente preconceituosas e principalmente por homofóbicos. Assim como o racismo, a homofobia é muito presente na nossa sociedade, atualmente homossexuais são agredidos e assassinados injustamente, o que causa uma grande revolta nas pessoas que são contra essa prática. Existem diversos projetos e campanhas contra a homofobia, centenas de pessoas vão para as ruas, para os tribunais, fazem queixas, apesar de todos os protesto realizados essa prática ainda não parou. Em 2013, foram registradas pelo Disque Direitos Humanos (Disque 100) 1.695 denúncias de 3.398 violações relacionadas à população LGBT, envolvendo 1.906 vítimas e 2.461 suspeitos.

Já no caso do machismo, apesar de ser predominantemente praticado por homens muitas mulheres discriminam o próprio sexo. Milhares de mulheres são espancadas, estupradas e até assassinadas por usarem uma roupa curta, um decote, por responderem aos homens ou simplesmente por serem mulheres. Muitas mulheres aceitam esse comportamento vindo dos homens, mas não podemos, nós mulheres não devemos nos calar e não podemos deixar que eles mandem em nós, que digam o que vamos vestir, o que vamos fazer e para onde vamos, não podemos deixar que eles nos maltratem, temos que ser fortes, temos que persistir e lutar contra o comportamento agressivo deles, o pensamento das pessoas tem que mudar, a nossa sociedade é reflexo de uma sociedade machista, uma sociedade que oprime as mulheres e isso tem que mudar.

O comportamento machista pode ser percebido nos mais diversos lugares como por exemplo na escola, no trabalho e até mesmo em casa. Pesquisas realizadas em diversas empresas revelaram que os homens ganham mais que as mulheres com ambos tendo o mesmo cargo. Quantas vezes já ouvimos a expressão “você faz isso como uma menina”? Desde cedo somos expostas a estereótipos machistas, nossos pais, professores e todas as pessoas que estão ao nosso redor instigam o pensamento preconceituoso de que existem coisas que mulheres não conseguem e não podem fazer. Esse pensamento distorcido de que nós mulheres somos o sexo frágil tem que ser corrigido com urgência, muitas mulheres passam atuar no mercado de trabalho ganhando menos que os homens, subordinadas à eles e se contentam com isso.

 

O Racismo é um tipo de preconceito associado às raças, às etnias ou às características físicas; onde as pessoas denominadas racistas baseiam-se na ideologia da superioridade. Esse tipo de preconceito assinala que algumas raças ou etnias são superiores às outras, seja pela cor da pele, pensamentos, opiniões, crenças, inteligência, cultura ou caráter. Historicamente, o racismo era uma forma de justificar o domínio de determinados povos sobre outros, como se verifica no período de escravidão, colonialismo, e nos genocídios (crimes contra a humanidade) ocorridos ao longo da história.

As teorias sobre as diferentes raças humanas surgiram inicialmente entre o final do século XVIII e o início do século XIX, tendo como autor principal Joseph Arthur de Gobineau (1816-1882), filósofo francês e principal defensor da ideia de superioridade da raça branca. Essas ideias serviram inicialmente como forma de justificativa para a desigualdade entre os países imperiais, como a Inglaterra, que submetiam outras nações a atividades exploratórias em busca de riquezas. Frequentemente o racismo era uma forma de defesa de um grupo contra invasores pacíficos que apresentavam características diferentes do que estavam acostumados.

O racismo está diretamente ligado a outro problema social: a desigualdade. É fato que, embora nossa sociedade seja constituída em sua maioria por pessoas que se declaram negras ou pardas, segundo censo de 2010 realizado pelo IBGE, as médias salariais são menores entre as populações autodeclaradas como negras ou pardas em comparação à população autodeclarada como branca, como também demonstra o censo de 2010.

 

referências:

http://www.infoescola.com/sociologia/racismo/

http://mundoeducacao.bol.uol.com.br/sociologia/racismo.htm

http://brasilescola.uol.com.br/psicologia/homofobia.htm

https://homofobiabasta.wordpress.com/homofobia-o-que-e-de-onde-vem-o-que-ocasiona/

http://portalconservador.com/o-que-e-machismo/

http://thinkolga.com/2015/04/09/o-machismo-tambem-mora-nos-detalhes/

https://www.projetoredacao.com.br/temas-de-redacao/violencia-contra-a-mulher-o-feminicidio-no-brasil/o-machismo-na-sociedade/14945

bottom of page