top of page

 Aedes Aegypti

Açucena Temóteo e Sofia Apolônio

O Aedes Aegypti é um mosquito originário da África e é popularmente conhecido como mosquito da dengue. As larvas desse mosquito se desenvolvem em água parada atualmente, foi descoberto que a fêmea não se reproduz somente em água limpa e parada, pelo contrário o mosquito pode se reproduzir em águas com altos níveis de poluição, como esgoto.  Este mosquito é responsável pela transmissão de doenças como é o caso da dengue, febre amarela, zika e chikungunya, porém está sendo tema de debates e pesquisas a probabilidade da microcefalia está relacionada ao zika .Sintomas das doenças, Dengue: febre, dor de cabeça, dores de cabeça , dores musculares e articulares, Febre amarela: febre, calafrios, vômito, náuseas, dores no corpo, dor de cabeça, dores no corpo, hemorragias e icterícia, Zika: febre, dores no corpo, diarreia e enjoos, Chikunguya: febre, dores musculares, inchaços nas articulações, dor de cabeça, manchas na pele, calafrios e diarreias.

​

Meios de combater o mosquito: Não deixar água parada em pneus fora de uso, o ideal é fazer furos nestes pneus para evitar o acúmulo de água; não deixar água acumulada sobre a laje de sua residência;não deixar a água parada nas calhas da residência. Remover folhas, galhos ou qualquer material que impeça a circulação da água; a vasilha que fica abaixo dos vasos de planta não pode ter água parada. Deixar estas vasilhas sempre secas ou cobri-las com areia; caixas de água devem ser limpas constantemente e mantidas sempre fechadas e bem vedadas. O mesmo vale para poços artesianos ou qualquer outro tipo de reservatório de água;vasilhas que servem para animais (gatos, cachorros) beber água não devem ficar mais do que um dia com a água sem trocar;as piscinas devem ter tratamento de água com cloro (sempre na quantidade recomendada). Piscinas não utilizadas devem ser desativadas (retirar toda água) e permanecer sempre secas;garrafas ou outros recipientes semelhantes (latas, vasilhas, copos) devem ser armazenados em locais cobertos e sempre de cabeça para baixo. Se não forem usados devem ser embrulhados em sacos e descartados no lixo (fechado);não descartar lixo em terrenos baldios e manter a lata de lixo sempre bem fechada;as bromélias costumam acumular água entre suas folhas. Para evitar a reprodução do mosquito, o ideal é regar esta planta com uma mistura de 1 litro de água e uma colher de água sanitária.

​

Atualmente está havendo vários casos dessas doenças, por isso é de estrema importância que este assunto seja discutido para que as pessoas previnam a doença e não permita que o mosquito se reproduza.

Psicopatia Infantil

Helena Passos e Luize Victória

Psicopatia de certa forma é um distúrbio psicológico que afeta no modo como a pessoa age socialmente, possuindo um comportamento hostil e impulsivo. Ela é considerada uma doença que é causada por uma anomalia presente no cérebro. Essa doença então pode surgir a partir de transtornos ou traumas, que podem vir principalmente de questões familiares na infância. Geralmente os psicopatas são relacionados como pessoas violentas ou assassinas, mas nem todos são assim. É um comportamento comum dos psicopatas fingirem ter um sentimento verdadeiro com outras pessoas fazendo com que sejam facilmente manipuladas. Uma das formas de maior divulgação dessa ideia é a mídia, principalmente os filmes que apresentam a então distorcida imagem sobre os psicopatas. Pra mudar essa ideia, é necessário informar a realidade sobre esse tipo de assunto a partir de estudos e pesquisas apresentando de forma mais ampla para a sociedade para que assim, os psicopatas sejam conhecidos da forma que realmente são.

​

A área do cérebro que está ligada às emoções como o amor, a compaixão, o medo, a ansiedade, o receio, a culpa, entre outros, não é ativada nos psicopatas, diferente das pessoas que não apresentam esse quadro, pois para cometer crimes eles não podem ter sentimentos pela vítima, senão obviamente, suas ações seriam afetadas por essas emoções. “Eu não sei como essa expressão se chama, mas sei que é assim que as pessoas ficam antes de eu esfaqueá-las” frase dita por uma mulher psicopata falando sobre o sentimento de medo.

​

A psicopatia infantil normalmente não é vista nem imaginada justamente pela sua idade, sua aparente inocência e ingenuidade. Mas, ela existe. Essas crianças psicopatas tem seu comportamento alterado e consequentemente, desobedecem a seus pais, fazem chantagens, roubam, contam mentiras, maltratam pessoas próximas, machucam animais e podem até matar.

 

 

  • Casos de psicopatia infantil

 

Mary Bell

​

Essa criança é aparentemente é igual a todas as outras de sua idade, só que ela tem uma característica a qual a diferencia: a psicopatia. Mary Bell nasceu no dia 26 de maio de 1957 na Inglaterra. Ela era constantemente humilhada pela sua mãe e por isso, desenvolveu um hobby considerado desumano: torturar animais.

​

No início de 1968 ela acabou criando uma forte amizade com Norma Joyce Bell de 13 anos. Certo dia Norma, Mary e seu primo de 3 anos estavam brincando em um abrigo e aparentemente, o menino caiu e bateu a cabeça. Mais tarde foi criada a suspeita de que elas duas que provocaram o “acidente”. No dia seguinte três meninas de seis anos estavam brincando quando Mary e Norma se aproximaram e Mary apertou o pescoço de uma das garotas, logo em seguida a polícia foi chamada.

​

No dia 25 de maio de 1968 Mary cometeu seu primeiro crime, ela assassinou Martin Brown. No mesmo dia, dois garotos encontram seu cadáver enquanto procuravam pedaços de madeira em uma casa às ruínas, os meninos alertaram operários de uma construção próxima que tentaram reanimar o menino, mas não conseguiram. Nesse momento, Mary apareceu com Norma, os homens achavam que elas eram apenas duas crianças curiosas.

​

No dia 31 de julho Pat Howe procurava por seu irmão Brian de três anos, de repente Mary apareceu e perguntou o que ela estava fazendo, depois que soube se ofereceu para ajudá-la. Mary, Pat e Norma procuravam no terreno baldio, pois Bell disse que o menino poderia brincar lá. Mary conduziu Pat até o corpo para ver sua reação. A partir desse caso, começaram as investigações. Depois de várias interrogações, Mary se entregou e disse que tinha sido autora dos crimes e que teve o auxilio de Norma. Mary e Norma foram julgadas em cinco de agosto de 1968. Norma ficou totalmente inocentada e Mary foi condenada por assassinato, sendo então, levada para uma clínica e em 1973, foi transferida para uma prisão. Depois de diversos tipos de tratamento, ela foi liberada em 1980.

​

Mary engravidou e em 1983, sua filha nasceu.

​

Atualmente, ela vive normalmente.

 

Elizabeth Tomas

 

Um caso muito famoso é o de Elizabeth Tomas: uma garotinha que em 1984 tinha seis anos e meio. Quando ela realizou um ano, sua mãe morreu durante o parto de seu irmão, Johnatan. Quando pequena já sofria abusos de seu pai biológico e com isso, se tornou uma menina cheia de raiva e incapaz de desenvolver afeto.

​

Mais tarde Elizabeth e Johnatan foram adotados pelo casal Tim e Nancy. Nos seus primeiros dias em sua nova casa, ela não aparentava estar muito feliz e se demonstrava muito violenta. Com o passar do tempo, começou a assustar sua nova família. Com agulhas, começou a perfurar seu cachorro e seu irmão. Á noite seus pais tinham de trancar a porta de seu quarto para que ela não machucasse ninguém.

 

Há relatos de que ela tentou incendiar a casa, só que o que mais assustava seus pais era a neutralidade e a sua falta de empatia ao cometer essas barbaridades.

​

Depois de várias tentativas de assassinar Johnatan e seus pais, Beth foi afastava de seu lar e internada numa clínica, onde aprendeu a desenvolver afeto, ter responsabilidades e lidar com a sua raiva.

 

Hoje Beth é uma enfermeira que ajuda crianças com o mesmo problema que tinha.

​

Esse caso é usado como exemplo e prova de que muitos pequenos psicopatas tem cura.

 

Eric Smith

​

Em sua infância, Eric era constantemente humilhado por seus colegas de classe por inumares razões, principalmente por sua cor de cabelo, suas grandes lentes em seus óculos e por suas sardas.

​

Certo dia, Eric quando tinha 13 anos, atraiu um menino de quatro anos chamado Derick Robie para um local solitário em um parque, onde o matou. Dois dias após o funeral do menino, ele confessou que tinha cometido o crime, recebendo a pena máxima na época. Seus pais acharam o veredito injusto, pois acreditavam que seu filho estava doente. Segundo o investigador, Eric estava feliz e gostando do que estava fazendo. O promotor de justiça momento algum duvidou que se não tivesse prendido Eric, ele teria matado alguém novamente.

​

Eric teve sua condicional negada 7 vezes desde 2002, a última vez ocorreu em abril de 2014.

 

  • Formas de tratamento

 

Geralmente, a psicopatia é conhecida por não obter determinado tipo de tratamento ou cura. Nos adultos, a possibilidade é inexistente, mas nos adolescentes e crianças, ainda há chances de tratamento.

​

No tratamento com crianças, são utilizados tranquilizantes para reduzir a agressividade e também são realizados contatos sociais. Já nos adultos, os tratamentos são realizados, mas não trazem nenhum resultado positivo, podendo até aumentar o nível de psicopatia dessas pessoas e torná-las mais perigosas.

​

Um dos tratamentos mais utilizados é expor ao agressor os sentimentos sofridos por determinadas vítimas e a partir disso, fazer com que a área do cérebro em que as emoções não são despertadas, seja estimulada.

Bullying, ciberbullying e sua autoestima

Maria Eduarda Araújo e Sophia Amaral

Bullying é um termo da língua inglesa (bully = “valentão”) que se refere a todas as formas de atitudes agressivas, verbais ou físicas, intencionais e repetitivas, que ocorrem sem motivação evidente e são exercidas por um ou mais indivíduos, causando dor e angústia, com o objetivo de intimidar ou agredir outra pessoa sem ter a possibilidade ou capacidade de se defender, sendo realizadas dentro de uma relação desigual de forças ou poder, segundo  matéria de Orson Camargo contida no site Brasil Escola.

 

Atualmente as pessoas praticam o bullying nas escolas, condomínios, rodas de amigos entre outros, mas o bullying é uma bomba de emoções que despertam nas vítimas e as vezes nos agressores.

 

Os agressores do bullying, são normalmente pessoas que tiveram ou tem algum problema emocional ou familiar e acabam descontando nas pessoas que parecem ser normais ou tem uma vida mais equilibrada. Essas vítimas acabam por causa desse problema comprometendo o rendimento escolar, social ou chegam até a casos de prejuízos a própria saúde, o exemplo a seguir mostra uma menina chamada Lorena que relatou um caso de bullying de um amigo, que estava contido no site grupo1bullying.blogspot.com. Olá! Eu sou Lorena e estou aqui para falar de um caso de bullying. Falando de um colega meu que todas dizem que ele é gay. Todos os dias os garotos da minha rua abusam ele de várias coisas horríveis. Por exemplo: “frango”, “boiola”, “fresco”, “gay”, “dorme na caixa” e várias outras coisas. Ele fica tão triste que às vezes ele chorava. Um dia ele vinha andando e as meninas fizeram um corredor e quando ele passou as garotas deram nele. Ele com medo pediu a mãe dele para nunca mais ir à escola e nem sair de casa. Ele ficou tão traumatizado que ele e sua família se mudaram. Seu nome era Tel.

 

O bullying se divide em duas categorias: a) bullying direto, que é a forma mais comum entre os agressores masculinos e b) bullying indireto, sendo essa a forma mais comum entre mulheres e crianças, tendo como característica o isolamento social da vítima segundo matéria de Orson Camargo contida no site Brasil Escola. Dentre essas categorias nós encontramos uma das mais importantes que é o cyberbullying que se caracteriza por ser um tipo de violência praticada contra alguém através da internet ou de outras tecnologias relacionadas segundo o site Significados.

 

Ainda temos o ciclo do bullying, que o mostra com as suas etapas:

​

​

​

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

O cyberbullying é um tipo de bullying muito comum na sociedade de hoje, pelo fato do grande uso da internet e de redes sociais também é um dos que mais ocorrem entre os adolescentes no texto abaixo nó temos um exemplo do caso de Amanda Todd contido no site Marcus pessoa: Amanda Todd tinha apenas 12 anos quando o seu pesadelo começou. Amanda entrou em uma sala de bate papo, e após diversos elogios, foi induzida a mostrar seus seios na webcam. Um ano depois, uma pessoa que estava no chat entrou em contato com Amanda pelo Facebook e disse que se ela não “fizesse um show para ele”, ele iria mostrar as capturas da tela de bate-papo (da tela do bate-papo) para amigos e familiares de Amanda, essa pessoa ainda chegou a persegui-la. Ele sabia de tudo: onde ela morava, onde passava as férias, quem eram seus amigos, as fotos foram enviadas para todos entre outros, então, Amanda começou a adoecer: ela sofria com ansiedade, depressão e pânico. E assim, passou a usar drogas e álcool. Um ano se passou e o “bullying” de Amanda voltou! Ele criou uma página no Facebook onde a foto do perfil eram os seios da Amanda Toddy. No vídeo em que fez para contar sua história, Amanda disse que “chorava a noite toda, perdeu todos os seus amigos e o respeito deles“. Ela sofria com os xingamentos, os julgamentos e sofria ainda mais por não poder tirar aquelas fotos da internet. Com tanta tristeza e se sentindo pressionada, Amanda passou a se automutilar. Ela mudou de escola e ficava sozinha, todos os dias. Até que, depois de um mês, ela conheceu um garoto mais velho. Ele disse que estava gostando dela, mesmo tendo uma namorada, ela foi iludida e acabou se envolvendo com o menino. A namorada, junto com outras 15 meninas foram tirar “satisfação” com Amanda e a humilharam em frente à escola. Além disso, ela também sofreu agressões físicas desse grupo de colegas. Amanda voltou para casa e tentou se matar tomando alvejante. Depois de ser internada e voltar para casa ela passou a receber mensagens de ódio como “Ela merece! ” e “Espero que ela morra! Amanda se mudou para a casa da mãe. Seis meses se passaram e pessoas ainda enviavam fotos de alvejantes e produtos de limpeza para Amanda, ela ainda teve overdose por ingerir remédios anti-depressivos. Amanda não resistiu à pressão e se enforcou.

​

Um dos problemas do bullying também é a autoestima inclui uma avaliação subjetiva que uma pessoa faz de si mesma como sendo intrinsecamente positiva ou negativa em algum grau. A autoestima envolve tanto crenças autos significantes (por exemplo: "eu sou competente/incompetente", "eu sou benquisto/malquisto") e emoções autos significantes associadas (por exemplo: triunfo/desespero, orgulho/vergonha). Também encontra expressão no comportamento (por exemplo: assertividade/temeridade, confiança/cautela), que também é muito afetada pelos atos de bullying e ciberbullying, pois as vítimas se acham inferiores aos agressores, e ficam se sentindo feias, chatas e menores. Como já se tinha dito com a baixa autoestima as pessoas acabam se afastando da vida social e tendo problemas a saúde.

​

Hoje existem leis para esse tipo de agressão, grupos de apoio e pessoas nas próprias escolas que combatem esse tipo de agressão.

Dicas de filmes

1- A Classe (Klass, Estônia 2007)

2- Meu Melhor Inimigo (Min Bedste Fjende, Dinamarca 2010)

3- Elefante (Elephant, EUA 2003)

4- Bullying – Provocações Sem Limites (Bullying, Espanha 2009)

5- Bully (Bully, EUA 2001)

bottom of page