top of page

As Consequências Do Descaso Com O Meio Ambiente

 Felipe Andrade e Lucas Kauã

Meio ambiente é um conjunto de unidades ecológicas que funcionam como um sistema natural, e incluem toda a vegetação, animais, microorganismos, solo, rochas, atmosfera e fenômenos naturais que podem ocorrer em seus limites.

​

No mundo atual, a maioria das pessoas não se preocupam com o meio ambiente. Como se ele não fosse importante. Mas na verdade ele é.

​

O homem depende do meio ambiente para viver, pois este o fornece alimento, água, matérias - primas, energia e tudo que ele precisa para viver. Por isso é necessário preservá-lo. No entanto, no século XXI continuaram a existir alguns problemas ambientais, como: a degradação dos solos; queimadas; derretimento das geleiras; poluição de rios e do oceano; a escassez de recursos hídricos;a ameaça à biodiversidade.

​

Para evitar esses problemas é necessário que mudemos nossas atitudes. É necessário que tenhamos consciência ambiental, pois assim mudamos o mundo.

​

Consciência ambiental, de modo geral, é a habilidade de compreender o meio ambiente em que se vive, as ações realizadas em relação a ele, os impactos causados a curto, médio e longo prazos destas.

​

Após a Segunda Guerra Mundial, surgiram diversos debates a respeito dos impactos gerados pelas atividades humanas sobre o meio natural. Com essa crescente preocupação sobre o meio ambiente, acabaram surgindo as conferências sobre o meio ambiente.

​

Podemos destacar quatro reuniões de nível mundial que discutiram sobre problemas ambientais, são elas : Conferência de Estocolmo; Rio 92;  Rio+10; Rio+20.

​

Nessas reuniões foi tentado conciliar desenvolvimento econômico e conservação do meio ambiente.

​

A Conferência de Estocolmo ocorreu em 1972, e também é chamada de Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente Humano. O principal resultado dessa reunião foi uma declaração final oficial na qual designava a premissa de que as gerações futuras e a população mundial teriam o direito incontornável de viverem em um ambiente com saúde e sem degradações.

​

Na Rio 92 foi aprovada pelos 179 países participantes, a criação da Agenda 21, um programa planejado para construir sociedades sustentáveis, que concilia métodos de proteção ambiental, justiça social e eficiência econômica, promovendo um novo padrão de desenvolvimento, denominado desenvolvimento sustentável. A Rio 92 também é chamada de Conferência das Nações Unidas sobre o Ambiente e o Desenvolvimento.

​

A Rio +10, também chamada Cúpula Mundial sobre o Desenvolvimento Sustentável, ocorreu em Johanesburgo. O principal ponto dessa cúpula foi a afirmação da questão do desenvolvimento sustentável com base no uso e conservação dos recursos naturais renováveis.

​

A Rio+20 ocorreu na cidade do Rio de Janeiro. Seu principal resultado foi  a avaliação das políticas ambientais então adotadas e a produção de um documento final intitulado O futuro que queremos, onde foi reafirmada uma série de compromissos.

​

Você deve estar pensando: o que eu tenho a ver com essas reuniões mundiais, já que não sou um governante ou algo do tipo? Bem, você pode achar que jogar lixo no chão não é nada de mais, certo? Errado. Esse lixo pode entupir bueiros, causando alagamentos, ou pode ir parar no mar ou em um rio ou lago e pode prejudicar espécies aquáticas, ameaçando a biodiversidade marinha. Cerca de 1,1 bilhão de pessoas não têm acesso a água potável, e cerca de 2 milhões de crianças morrem anualmente pela falta de água. Parece controverso e irônico que o planeta Terra, constituído dois terços por água, possua a maioria dessa água congelada em geleiras ou salgada.

​

Outro grande problema são as queimadas, que destroem várias florestas, causando o extermínio de diversas espécies da fauna e da flora, além de nos prejudicar também, pois o ser humano depende da natureza para viver. Muitas delas são causadas por conta de cigarros ou falta de responsabilidade por parte de agricultores.

​

Além dos já citados, há outras pequenas atitudes que quando praticadas de forma inconsequente podem gerar catástrofes. Então, você percebeu que pequenas ações impensadas podem resultar em finais catastróficos?

 

REFERÊNCIAS 

 

http://www.infoescola.com/hidrografia/escassez-de-agua-potavel/

http://www.infoescola.com/geografia/biodiversidade/

http://www.wwf.org.br/natureza_brasileira/questoes_ambientais/biodiversidade/

http://www.mma.gov.br/responsabilidade-socioambiental/agenda-21/agenda-21-global

http://www.pensamentoverde.com.br/atitude/voce-sabe-o-que-e-consciencia-ambiental-e-ecologica/

Conferência de Estocolno

Rio + 10

Conferência de Estocolno

Rio 92

Rio + 20

bottom of page