top of page

As Maiores e mais perigosas criaturas que já existiram na terra

Gilberto Pereira e Gabriel Vasconcelos

Você sabia que os animais nem sempre foram como são hoje? Que eles já foram maiores e mais perigosos? E que alguns deles viviam aqui no Brasil?

Nessa apresentação, iremos mostrar algumas das maiores e mais temidas das criaturas que existiram a milhares de anos atrás e suas características marcantes: tamanho, peso, formas de sobrevivência e algumas comparações com animais da atualidade com as aparências semelhantes. E no final você ira agradecer por agora poder matar alguns insetos facilmente.

Megalodon

O Megalodon (tubarão branco-gigante) foi uma espécie de tubarão gigante que existiu no Oceano Pacífico de 16 à 20 milhões de anos atrás. Sua mordida chegava até 17 metros de comprimento e era similar a de um tubarão branco.

Alimentação: acredita-se pelos atuais paleontólogos que pelo tamanho e peso da criatura além da medida de sua mordida levariam às caças de maior porte do que os tubarões brancos comuns, o Megalodon se alimentaria de baleias ou de outros tubarões brancos

Tamanho e peso: o Megalodon tinha de 20 à 30 metros de comprimento e pesaria 50 toneladas.

 

Preguiça-gigante                         

As preguiças-gigantes surgiram no Oligocénico (o Oligoceno pode ser considerado como um período de transição entre o primitivo mundo tropical de seu antecessor Eoceno e o mundo relativamente moderno de seu sucessor Mioceno) e extinguiram-se há cerca de 10 milhões de  anos atrás. Elas surgiram na região da atual Patagónia, e desenvolveram-se na América do Sul  migrando para Norte, chegaram ao atual estado do Yukon, no Canadá.

Alimentação: eles eram herbívoros, ou seja, se alimentavam de plantas e folhas de árvores

Tamanho e Peso: eles poderiam chegar ate 6 metros de altura e pesar ate 5 toneladas.

Curiosidade: eles são da mesma família das preguiças de hoje só que muito maiores e os primeiros fosseis achados desse animal foram aqui no Brasil.

 

Crocodilo Imperador

Uma espécie de crocodilo gigante, que existiu onde hoje se localiza o deserto do Sahara a 110 milhões de anos atrás Sua mordida media entre 1 e 1,50 metros de comprimento.

Alimentação: acredita-se pelos cientistas que ele se alimentava enquanto jovem de peixes grandes, porem quando adultos se alimentavam de grandes dinossauros que se aproximavam da água.

Tamanho e peso: o crocodilo imperador media até 15 metros de comprimento e pesava até 8 toneladas

 

Argentavis

Foi a maior ave de rapina que já existiu, habitava a América do Sul. Era pesada por isso tinha dificuldades para voar então descer morros ou montanhas para ganhar velocidade.

Alimentação: acreditava-se que fosse carnívora.

Tamanho e peso: tinha aproximadamente 2,0 metros de altura e 3,5 metros de comprimento, e pesava de 60 a 110 quilos.

Curiosidade e inspiração:

Foi lançado um jogo chamado Ark: Survival Evolved, que envolve vários desses animais, o que despertou um grande interesse de nosso grupo pelas criaturas.

 

Observação:

O jogo coloca todas as criaturas juntas em uma só época, ou seja, a história biológica dos animais não existe neste jogo.

Almanaque Do Tempo

Jéssica Sarah e Mariana Rocha

Sinopse:

O cientista Doc Brown (Christopher Lloyd) leva Marty (Michael J. Fox) e sua namorada (Elisabeth Shue) para o ano 2015, com a finalidade de resolver uma questão familiar no futuro deles. Mas Biff (Thomas F. Wilson), velho inimigo da família, obriga-os a correrem contra o tempo (literalmente falando) para não alterarem os acontecimentos.

Quando se fala em viagens no tempo as pessoas já pensam no DeLorean prateado, o carro que serviu como máquina do tempo na série de filmes De Volta para o Futuro.

A questão da viagem no tempo liga duas das teorias físicas mais bem-sucedidas ainda incompatíveis – a relatividade geral de Einstein e a mecânica quântica. A teoria de Einstein descreve o mundo na escala muito grande de estrelas e galáxias, enquanto a mecânica quântica é uma excelente descrição do mundo na pequena escala de átomos e moléculas.

A teoria de Einstein sugere a possibilidade de viajar para trás no tempo, seguindo um caminho de espaço-tempo que retorna ao ponto de partida no espaço, em uma curva fechada de tipo tempo.

A possibilidade das viagens no tempo está sendo investigada por pesquisadores na Universidade de Birmingham, na Grã-Bretanha. Esta equipe faz parte de um projeto maior, um programa de pesquisa sobre a natureza do tempo que envolve universidades na Austrália, Estados Unidos, Alemanha, Holanda e Turquia.

 

O projeto de Birmingham também vai tratar de alguns argumentos clássicos contra as viagens no tempo, como o "paradoxo dos avós". Segundo este paradoxo, se alguém pudesse voltar no tempo, esta pessoa poderia matar os próprios avós e, com isso, tornar impossível o nascimento do viajante no tempo. E, se o viajante no tempo nunca nasceu, ele nunca poderia voltar. Com isso, a viagem no tempo se transforma em uma impossibilidade.

 

Há também o famoso Paradoxo dos Gêmeos, talvez ainda mais estranho. Segundo esse paradoxo, o tempo passa mais devagar conforme mais rápido algo se move. Se há dois irmãos gêmeos na terra, e um deles decide ir fazer uma viagem em uma espaçonave muito rápida para alguma estrela distante e depois voltar, a pessoa que foi voltará muito mais jovem do que seu irmão que ficou na Terra.

"Nossa física mais avançada no momento deixa em aberto. Se acontecesse, poderia ser em alguma região exótica do universo, (...) algum lugar perto de um buraco negro com altas concentrações de energia. É como imaginar o espaço-tempo sendo uma cama elástica, e sobre ela, bolas de gude, que seriam estrelas ou planetas. Quanto mais pesado um objeto é, mais ele distorce esse tecido. Não é preciso inventar uma máquina do tempo, mas sim descobrir um lugar", afirmou Alastair Wilson, da Universidade de Birmingham.

Bradford Skow, do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT), afirma que, mesmo se a viagem no tempo seja coerente com as leis da física, ainda não significa que pessoas vão entrar em máquinas do tempo.

bottom of page